Lentes progressivas e fadiga Ocular pela utilização digital

A fadiga ocular digital é um problema contemporâneo que surgiu com a transformação da sociedade moderna e a nossa dependência crescente dos dispositivos digitais. Passamos horas em frente a ecrãs de computadores, tablets e smartphones, tanto em casa como no trabalho e os nossos olhos não foram desenvolvidos para manter um foco prolongado em objetos tão próximos, resultando num cansaço visual significativo.

A fadiga ocular digital afeta cada vez mais pessoas, independentemente da idade, sejam estudantes, trabalhadores ou reformados. Este problema é uma preocupação crescente entre os oftalmologistas no que se refere ao uso de lentes monofocais. Contudo, as pessoas com presbiopia também necessitam de soluções eficazes e que se adaptem às necessidades do dia a dia.

Neste artigo, vamos explorar a temática da fadiga ocular digital e falar sobre como aliviar os sintomas em pessoas que utilizam lentes progressivas, proporcionando um alívio significativo e melhoraria da qualidade de vida destes.

Tensão digital ocular

Existem duas categorias principais para as causas da fadiga ocular: internas e externas. O uso de dispositivos digitais enquadra-se claramente na categoria de causas externas, resultando em desconforto físico para muitas pessoas após duas ou mais horas em frente a um ecrã.

A maioria das pessoas passam longas horas do dia à frente de ecrãs digitais como smartphones ou televisões, enfrentando a Fadiga Ocular Digital e muitos nem sequer estão cientes disso. Segundo dados recentes do The Vision Council, revelaram que 49 por cento dos adultos americanos desconhecem o que é a Fadiga Ocular Digital. É por isso que é importante as pessoas estarem atentas a certos sintomas e às possíveis soluções.

As pessoas com presbiopia já perderam a capacidade de acomodação natural dos seus olhos e procuram uma solução, muitas vezes na forma de lentes progressivas. Estas pessoas procuram recuperar todo o seu campo de visão, especialmente para distâncias próximas e intermédias.

Ao escolher as suas novas lentes progressivas com o seu especialista em óptica terá uma excelente oportunidade para saber mais sobre sobre a Fadiga Ocular Digital, as causas e as soluções disponíveis nas suas opções de lentes que irão ajudar a aliviar os sintomas da Fadiga Ocular Digital no seu dia a dia.

Lentes progressivas personalizadas para combater a fadiga ocular digital

As lentes progressivas podem e devem ser uma solução eficaz para as pessoas com presbiopia que sofrem de fadiga ocular digital, mas tudo depende da personalização adequada dessas lentes ao uso de cada pessoa. O nosso estilo de vida mudou consideravelmente na última década. O uso intensivo de dispositivos digitais gerou novos desafios visuais e posturais que precisam ser considerados.

Uma visão nítida e confortável é essencial para todos, especialmente para aqueles com presbiopia. Por isso, optar por lentes progressivas personalizadas oferece inúmeras vantagens, pois atendem às necessidades específicas tanto da presbiopia quanto da fadiga ocular digital.

Há dois aspectos importantes na personalização de lentes progressivas para os seus utilizadores: o design e o corredor. O primeiro aspeto envolve a seleção do design de lente adequado. Diversos designs proporcionam níveis variados de personalização do corredor progressivo, cada um com características distintas.

Existem no mercado várias soluções de lentes progressivas de excelente qualidade que de acordo com cada necessidade podem ser mais adequadas a cada pessoas. Cada design apresenta um corredor específico, adaptado ao estilo de vida do utilizador. Outras lentes focam-se na personalização do corredor para cada indivíduo, mas o melhor é identificar o seu estilo de vida e depois personalizar as lentes de acordo com as suas necessidades visuais específicas. Graças às opções de personalização, é possível ajustar e modificar o design e o corredor, proporcionando um suporte acomodativo adicional e ajudando a aliviar a fadiga ocular.

Soluções de revestimentos de lentes: A seleção do tratamento ou tonalidade adequada das lentes pode também ajudar a minimizar os sintomas da fadiga ocular digital aos seus utilizadores. Existem filtros de luz azul que impedem a passagem da luz visível digital de alta energia (luz HEV) para os olhos, enquanto os tratamentos anti-reflexo (AR) ajudam a reduzir o brilho.

Em resumo, existem várias lentes progressivas disponíveis com diferentes níveis de personalização. A lente progressiva certa com a prescrição correta compensa a perda de acomodação, reduz a tensão nos músculos oculares e proporciona a capacidade de focar e ver claramente objetos próximos.

Marque o seu Exame Visual Gratuito

Visite uma das nossas lojas da Fábrica dos Óculos Original, onde poderá fazer um exame visual gratuito com um optometrista credenciado e resolver o seu problema de fadiga ocular pela utilização digital.

Marque a sua adaptação de lentes gratuita aqui!

Artigos Relacionados

Óculos New Balance

Os óculos New Balance unem estilo desportivo e a qualidade, oferecendo designs modernos e funcionais para quem valoriza conforto e performance no dia a dia. Com materiais de alta qualidade e detalhes inovadores, os óculos New Balance são uma escolha confiável para aqueles que procuram óculos versáteis que combina moda e funcionalidade.