O que é a Presbiopia

O ser humano tem um ciclo de vida, onde os seus órgãos na generalidade a partir de uma certa idade começam a perder características que outrora tiveram.

Os olhos não fogem à regra e a presbiopia é um nome associado ao processo normal do envelhecimento, que tende a surgir mais ou menos a partir dos 40 anos. Quando se começa a verificar os olhos tendem a perderem gradualmente a capacidade de ver claramente aquilo que está perto. 

Numa visão normal a imagem deve formar-se na retina, no entanto, num olho com presbiopia a imagem forma-se atrás da retina, originando os tradicionais problemas de visão ao perto.

É comum, as pessoas apercebem-se deste problema quando necessitam de começar a afastar os objetos para conseguir ler um texto.

Os sintomas da Presbiopia

Existem sintomas que são muito comuns na Presbiopia, um dos mais comuns é a dificuldade em ler letras pequenas, ou afastar com o braço os objetos de leitura. Também se verificam dificuldade com manchas ou visão turva a uma distância normal de leitura nomeadamente quando existe uma transição de avião de longe para perto. É comum também haver uma maior necessidade de mais luz para se obter uma visão clara ou dificuldades em ler à noite. Estes sintomas que levam ao esforço de focagem, podem ajudar a provocar fadiga ocular ou vista cansada)

As causas

Embora haja grandes avanços no estudo do olho humano, a realidade é que as causas da presbiopia ainda não são completamente compreendidas.

As evidências mostram que a perda de elasticidade do cristalino que se encontra atrás da íris, muda de forma para focar a luz na retina, permitindo-nos ver.

Em pessoas mais jovens, o cristalino é mais flexível, alterando facilmente a sua forma, possibilitando uma rápida focagem tanto em objetos que estão próximos como longe. 

Existem estudos que mostram que este processo começa desde muito cedo na nossa vida, mas é aproximadamente a partir dos 40 anos, que o cristalino torna-se mais rígido, começando a dificultar tarefas como ler, enfiar uma linha numa agulha ou até escrever.

Também se verifica que este problema é progressivo mais ou menos até aos 65 anos. Após esta fase, verifica-se uma perda de quase toda a flexibilidade do cristalino e o problema tende a estabilizar.

O diagnóstico

Normalmente a Presbiopia é um processo lento e gradual, levando as pessoas a ter alguma dificuldade em se aperceber da mudança na sua visão. É aconselhável a partir dos 40 anos, recorrer à consulta de um oftalmologista.

Poderá ser diagnosticada a Presbiopia através de um exame com a dilatação do olho (para o especialista conseguir ver melhor o seu interior) ou através da leitura de texto a uma distância que normalmente é confortável para um olho sem este problema. 

Quando o diagnóstico confirma este problema, o médico oftalmologista, poderá realizar testes com lentes corretivas, avaliando o nível de graduação que é necessário prescrever para uma leitura correta.

O Tratamento

Até aos dias de hoje, o problema do normal envelhecimento do olho ou da Presbiopia não tem forma de ser travado ou revertido. No entanto é possível corrigir o erro refrativo de perto:

Óculos: Existem vários tipos de lentes oftálmicas, sendo as mais comuns hoje em dia, as lentes progressivas, que visam corrigir simultaneamente tanto a visão de perto como a de longe com a mesma lente.

Lentes de Contacto: Existem vários tipos de lentes com diferentes características para a correção da Presbiopia.

Cirurgia Refrativa: permite reduzir a necessidade de usar óculos, sendo feita através de um laser que altera a forma da córnea.

Implantes Intracorneanos: estes implantes são colocados na córnea, na parte da frente do olho, permitindo desta forma corrigir a visão ao perto.

Com proteger os seus olhos

Dicas para ter uma melhor saúde geral e incluindo a ocular:

  • Visitar o seu médico oftalmologista.
  • Se tiver problemas de saúde crónicos como exemplo: diabetes e tensão arterial alta, mente-los sob controlo.
  • Proteger os olhos da exposição solar, usando óculos de sol com filtros adequados.
  • Prevenir lesões oculares, usando óculos com filtros protetores sempre que realizar atividades ao ar livre.
  • Cumprir uma alimentação saudável e com elevado teor de antioxidantes, como fruta, vegetais de folha e outros legumes.
  • Usar diariamente os óculos e lentes graduadas adequados.

Se tem sintomas de Presbiopia ou vista cansada visite uma das nossas lojas da Fábrica dos Óculos Original, e saiba mais informações sobre como o/a podemos ajudar.

Marque já o seu exame visual gratuito aqui!

Artigos Relacionados

Lentes progressivas e fadiga Ocular pela utilização digital

A fadiga ocular digital é um problema atual que surgiu com a evolução da sociedade moderna e a nossa crescente dependência de dispositivos digitais. Passamos longas horas em frente a ecrãs de televisões, computadores, tablets e smartphones, tanto no trabalho quanto em casa.

Óculos New Balance

Os óculos New Balance unem estilo desportivo e a qualidade, oferecendo designs modernos e funcionais para quem valoriza conforto e performance no dia a dia. Com materiais de alta qualidade e detalhes inovadores, os óculos New Balance são uma escolha confiável para aqueles que procuram óculos versáteis que combina moda e funcionalidade.