O mito da utilização de óculos de sol só no verão, é cada vez mais uma coisa do passado. As pessoas e bem, já utilizam óculos de sol, protegendo os seus olhos do sol durante todo o ano. Mas a realidade é que os óculos de sol não são todos iguais e as lentes de sol polarizadas podem fazer a diferença. Mas afinal o que são?

Quando vai a uma ótica e pensa comprar uns óculos de sol, provavelmente pensa nalguns requisitos que os seus óculos de sol deverão obedecer, como por exemplo: o tamanho, o formato, a cor, a relação qualidade/preço e a proteção UV.

Mas existe outro fator que normalmente é descurado e, provavelmente por falta de informação. Falamos das lentes de sol polarizadas.

O que são lentes de sol polarizadas?

As lentes de sol polarizadas são ainda mais eficazes do que as tradicionais lentes de sol “normais”. A polarização das lentes, permite diminuir ainda mais o impacto da luz e do reflexo destas nos olhos. Com o filtro das lentes polarizadas consegue-se minimizar e proteger ainda mais os olhos dos vários efeitos nocivos da luz solar intensa e que reflete das várias superfícies (estrada, água, neve, pedras, metais, espelhos, etc). Este tipo de lentes também aumentam o contraste tornando a imagem ainda mais nítida, proporcionando também um aumento no conforto visual.

Com o aumento tecnológico aplicado às lentes oftálmicas, os óculos de sol polarizados estão atualmente disponíveis em vários materiais, cores, formatos e tamanhos. Em principio, as cores mais escuras oferecem níveis mais altos de polarização.

Qualquer par de óculos de sol deve possuir uma proteção UV, mas os que forem polarizados são ainda mais eficientes: possuem um filtro especial que possibilita apenas a passagem da luz na vertical, eliminando e absorvendo a luz horizontal. 

O que é luz horizontal?

A luz horizontal é a luz que está sendo refletida nas superfícies horizontais. O ambiente que nos envolve, absorve ou reflete a luz solar em variadas direções. Todas as superfícies horizontais podem refletir luz que pode ser prejudicial à sua visão.

Existem alguns exemplos que quase todas as pessoas já passaram: quando a neve reflete a luz em seus olhos, Ou quando uma estrada está molhada e a dificuldade de ver em resultado da reflexão da luz quando o sol está baixo. Este fenómeno também é muito visível na reflexão da luz na água do mar, lagos ou piscinas.

A realidade é que existem muitos elementos ao nosso redor que podem provocar um brilho potencialmente ofuscante e, que pode em tornar até perigoso em algumas situações. Os óculos polarizados foram desenvolvidos e projetados para impedir que estes fenómenos aconteçam.

Principais diferenças entre as lentes de sol polarizadas e as lentes de sol comuns

As lentes de sol comuns de qualidade e adaptadas às suas necessidades ópticas, ajudam através dos seus filtros a diminuir a intensidade da luz e protegem os seus olhos da radiação UV.

As lentes de sol polarizadas, vão mais à frente: Têm as vantagens das lentes comuns, mas acrescentam vantagens.

  • Maior nitidez de imagem
  • Maior proteção da radiação solar
  • Maior conforto em particular para os condutores
  • Grande eficácia na eliminação dos reflexos de luz
  • Diminui o incomodo da luz intensa
  • Reduz a fadiga ocular que é causada pelo brilho e luz intensa.
  • Permite ter-se uma melhor percepção das cores quando se está sob luz brilhante.

As causas

Embora haja grandes avanços no estudo do olho humano, a realidade é que as causas da presbiopia ainda não são completamente compreendidas.

As evidências mostram que a perda de elasticidade do cristalino que se encontra atrás da íris, muda de forma para focar a luz na retina, permitindo-nos ver.

Em pessoas mais jovens, o cristalino é mais flexível, alterando facilmente a sua forma, possibilitando uma rápida focagem tanto em objetos que estão próximos como longe. 

Existem estudos que mostram que este processo começa desde muito cedo na nossa vida, mas é aproximadamente a partir dos 40 anos, que o cristalino torna-se mais rígido, começando a dificultar tarefas como ler, enfiar uma linha numa agulha ou até escrever.

Também se verifica que este problema é progressivo mais ou menos até aos 65 anos. Após esta fase, verifica-se uma perda de quase toda a flexibilidade do cristalino e o problema tende a estabilizar

Se pretende adquirir uns óculos de sol ou óculos de sol polarizados, viste uma das nossas lojas da Fábrica dos Óculos Original.

Marque já o seu exame visual gratuito aqui!

Artigos Relacionados

Lentes progressivas e fadiga Ocular pela utilização digital

A fadiga ocular digital é um problema atual que surgiu com a evolução da sociedade moderna e a nossa crescente dependência de dispositivos digitais. Passamos longas horas em frente a ecrãs de televisões, computadores, tablets e smartphones, tanto no trabalho quanto em casa.

Óculos New Balance

Os óculos New Balance unem estilo desportivo e a qualidade, oferecendo designs modernos e funcionais para quem valoriza conforto e performance no dia a dia. Com materiais de alta qualidade e detalhes inovadores, os óculos New Balance são uma escolha confiável para aqueles que procuram óculos versáteis que combina moda e funcionalidade.