A visão e os alimentos

É do senso comum que a nossa alimentação pode afetar algumas funções do nosso corpo, incluindo a nossa visão. Alguns alimentos quando ingeridos de forma equilibrada na nossa dieta alimentar, têm nutrientes que são amigos da nossa saúde visual na dieta alimentar. Vamos fazer boas escolhas!

A sabedoria popular vai passando uma série de mitos de geração em geração e alguns são bem conhecidos de todos nós. Quem é que nunca ouviu dizer por exemplo que as cenouras fazem bem aos olhos e, deixa-os mais bonitos?

A questão que se coloca é, são estes alimentos como por exemplo a cenoura realmente bons para os olhos?

Podemos considerar que existe uma certa verdade neste mito. O nosso corpo muitas vezes tem deficite certas substâncias e, alguns alimentos contêm vitaminas e nutrientes que ajudam no funcionamento dos  diversos orgãos.

A cenoura, tal como outros alimentos, contém nutrientes que fazem bem aos olhos.

A melhor forma de melhorar naturalmente a sua visão é dar aos seus olhos tudo aquilo que eles precisam para serem saudáveis. Para isso, fazer ter uma vida equilibrada e com uma dieta alimentar com alimentos  naturais e nutritivos é fundamental. Destacamos abaixo alguns alimentos que podem ajudar a manter os seus olhos mais saudáveis.

FRUTAS E LEGUMES

As frutas e os legumes são dos alimentos mais importantes para o organismo.

Os alimentos com pigmentação amarela e verde são uma fonte de carotenoides, que atuam sobre os danos oxidativos à retina, ajudando a prevenir danos celulares e a perda gradual da visão. Os de cor alaranjada, contêm betacaroteno, que são uma forma indireta de obter vitamina A e, em alguns casos, vitamina C, estas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do olho. Os vegetais em folha de cor verde são uma fonte de luteína e são ricos em ácido fólico, que ajuda a estimular a produção de sangue e previnem anemias, aumentando a quantidade de oxigénio recebido pelas células dos olhos.

Devemos consumir com regularidade: Laranja, maçã, cenoura, abóbora, brócolos, aipo, espinafre e couves.

Os frutos de cor vermelha e roxa, são alimentos antioxidantes que ajudam a combatem os radicais livres, diminuindo o risco de desenvolver doenças: morangos, framboesas, cerejas, mirtilos e  amoras.

DÊ PREFERÊNCIA A FRUTAS E VERDURAS DA ÉPOCA. CONSUMA FRUTOS SECOS E DESIDRATADOS, SEMPRE COM MODERAÇÃO. OS CEREAIS, A SALSA E O MEL TAMBÉM SÃO AMIGOS DA SUA VISÃO.

PEIXE

O peixe é uma excelente fonte de ácidos gordos ómega 3 e vitaminas A, B6 e B12, D e E. Alguns tipos de peixe, como por exemplo a sardinha, o bacalhau, o salmão, a truta e o atum ajudam a estimular a boa circulação sanguínea, o que permite que a estrutura ocular e em especial, a retina, seja mais oxigenada, sendo um fator importante para a saúde dos olhos. Os peixes também têm ácidos gordos que atuam na prevenção da síndrome do olho seco, uma das causas da vermelhidão e irritação nos olhos. Com os hábitos atuais em que as pessoas passam muitas horas em frente aos ecrãs, este alimento pode ajudar a melhorar a sua visão.

Ovos

Há quem adore e quem deteste. Existem alguns estudos que comprovam que um consumo regular de ovos ajuda a diminuir as probabilidades de degeneração macular, que é uma doença da retina e que pode causar perda de visão se não for diagnosticada a tempo e devidamente tratada. São os carotenoides, responsáveis pela coloração amarela das gemas do ovo, que ajudam de fornecer a luteína, importante na prevenção desta degeneração da retina. No entanto o consumo de ovos deverá ser controlada por ser um alimento rico em colesterol.

A LUTEÍNA AJUDA REDUZIR O DESCONFORTO COM OS BRILHOS, MELHORANDO OS CONTRASTES E AUMENTANDO O ALCANCE VISUAL.

A sua visão permite-lhe ter um olhar sobre o que a/o rodeia, sobre o seu mundo. Cuidar dela é algo realmente importante, a escolha certa dos melhores alimentos e hábitos de vida, vão ajudá-la/o a viver melhor.

Em contraponto poderá evitar o que não irá ajudar a sua saúde visual: alimentos ricos em gordura e açucares e bebidas alcoólicas.

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