Temos de estar atentos à qualidade da nossa visão, se ler for um desafio, a causa pode estar relacionada com a visão, em consequência por exemplo, baixa acuidade visual ou incapacidade de focar corretamente.

Sente dificuldade em acompanhar a leitura?

Muitas pessoas têm problemas visuais e sentem dificuldades em “acompanhar” a leitura, movendo os seus olhos ao longo da página ou do ecrã para seguir o texto. Este fenómeno deverá ter uma explicação e existem alguns fatores que podem causar esta dificuldade na leitura e que deverão ser analisados para serem corrigidos.

CAPACIDADE DE FOCAR

A capacidade de focagem é um dos fatores mais importantes dos sistema visual de uma pessoa. Se esta não estiver a 100%, a qualidade de visão pode ficar comprometida. Esta condição é também conhecida como disfunção acomodativa. Se assim for, a concentração necessária para focar ao perto pode ser desgastante ou cansativa, tendo um impacto considerável em particular nas crianças. A dificuldade em acompanhar a leitura pode ainda ter como causa a hipermetropia ou presbiopia. Nestas situações, deverá consultar um especialista e consoante a o problema poderá ser tratado com uma prescrição de lentes adequadas.

SINCRONIZAÇÃO E VISÃO BINOCULAR

Os músculos em redor dos olhos, ajudam os mesmos a moverem-se em conjunto, através de movimentos sincronizados e corretamente alinhados. Se os olhos não estiverem devidamente coordenados a pessoa pode ter uma visão turva e dificuldade um texto durante uma leitura. O chamado “olho preguiçoso” (ambliopia e/ou estrabismo) pode provocar anomalias ao nível da sincronização dos movimentos oculares, sendo que estas condições afetam principalmente as crianças.

VISÃO PERIFÉRICA

Existem pessoas que têm um campo de visão mais limitado, dificultado-as de poderem conseguir processar palavras, frases ou parágrafo inteiros da forma mais eficiente. Com a utilização de lentes oftálmicas consegue-se ajudar a expandir o campo de visão, corrigindo este problema.

Alguns Fatores que dificultam a leitura

Vários fatores podem relacionados com a dificuldade no acompanhamento da leitura. Uma análise cuidada feita por um especialista irá identificar os sintomas e o problema, sendo que poderão estar relacionados com seguintes condições relacionadas da sua visão:

ASTIGMATISMO

Sintomas como semicerrar os olhos e a fadiga ocular são provavelmente piores quando se concentra a ler. O astigmatismo é causado pelo facto da córnea ser mais curva em diferentes pontos da sua superfície, dificultando a entrada de luz na zona correta da retina. As pessoas com astigmatismo têm a visão turva, especialmente quando tentam distinguir certos detalhes que são fundamentais na leitura.

PRESBIOPIA

Com o avançar da nossa idade a capacidade de focar objetos vai diminuindo, este problema é normal que se comece a sentir a partir dos 40 anos. Se para ler o seu telemóvel ou um livro, nota que tem de o fazer cada vez mais longe, colocando-o na sua visão intermédia, é porque os seus olhos começam a ter dificuldades em focar objetos ao perto. A solução deste problema poderá ser simples com a utilização de lentes progressivas de última geração poderá ter uma fácil e rápida adaptação.

CATARATAS

As cataratas é um problema que se desenvolve de forma gradual, causando a opacidade no cristalino do olho. A consequência é que a lente fica menos transparente originando uma diminuição da capacidade visual e dificultando na leitura dada a falta de claridade.

DEGENERAÇÃO MACULAR

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma condição médica que provoca pela perda de visão no centro do campo visual (a mácula), devido a danos na retina. Um dos sintomas é a visão desfocada, especialmente quando se lê. As linhas direitas podem parecer curvas, o que pode também causar problemas quando se tenta acompanhar o texto.

VEJA NA PERFEIÇÃO O SEU MUNDO!

Artigos Relacionados

Lentes progressivas e fadiga Ocular pela utilização digital

A fadiga ocular digital é um problema atual que surgiu com a evolução da sociedade moderna e a nossa crescente dependência de dispositivos digitais. Passamos longas horas em frente a ecrãs de televisões, computadores, tablets e smartphones, tanto no trabalho quanto em casa.

Óculos New Balance

Os óculos New Balance unem estilo desportivo e a qualidade, oferecendo designs modernos e funcionais para quem valoriza conforto e performance no dia a dia. Com materiais de alta qualidade e detalhes inovadores, os óculos New Balance são uma escolha confiável para aqueles que procuram óculos versáteis que combina moda e funcionalidade.