A história da Oakley começou a meio dos anos 70 do século passado, quando Jim Jannard começou a vender equipamentos para motos “The Oakley Grips” diferentes de todos os existentes à data. O sucesso foi tanto, dada a atenção ao detalhe e estilo inovador, que a marca ganhou desde logo uma forte identidade. No início do seu crescimento a Oakley fez uma grande variedade de produtos relacionados com corridas e BMX, vincando uma conexão natural com o desporto e em particular com os desportos radicais.

Em 1980 Jannard lançou um par de óculos chamado “The O-Frame”. O sucesso do lançamento deste produto junto dos clientes, impulsionaram a Oakley para o próximo nível de sucesso. Com o logotipo ‘Oakley’ bem presente na pulseira, não havia como ignorar a marca por muito mais tempo.

Em 1984, a marca lançou seu primeiro par de óculos de sol, chamado de “Factory Pilot Eyeshades”, e que se assemelhava a óculos de proteção. Os óculos de sol foram desenvolvidos para os fãs de desporto e atletas, e alguns desportos com grandes audiências ajudaram na divulgação da marca dentro e fora do desporto. No ano seguinte a Oakley lançou uma linha de produtos de grande sucesso junto de clientes de todas as áreas.

Na década de 1990, a Oakley tornou-se uma marca reconhecida internacionalmente, vista como a personificação corporativa da contracultura americana, percepcionada na mente das pessoas como uma marca que valorizava a independência e a individualidade. Uma marca adorada pela estética incomparável fora do mundo da alta moda. Era usada pelos melhores atletas e celebridades.

O novo milénio trouxe um novo impulso, com a marca a apostar cada vez mais no seu reforço e posicionamento, juntando-se a estrelas do desporto e cinema, com Michael Jordan, ou Tom Cruise em Missão Impossível ou momentos memoráveis em X-Men. Agora a dinâmica da marca era imparável.

De 2000 para a frente, o crescimento corporativo da Oakley foi cada vez mais acelerando, tornando-se em 2006 proprietária do Oliver Peoples Group, e garantindo uma participação mais direta à indústria da moda, o que acabaria por levar a negócios ainda maiores.

Em 2007, junta-se ao grupo italiano Luxottica e desde lá até aos dias de hoje, tornando a Oakley uma referência mundial em óculos de sol com um cariz desportivo e radical.

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